terça-feira, 26 de março de 2013

O SALÁRIO OH!


O SALÁRIO OH!


Na pesquisa a reportagem feita pelo Globo, fala que pagar melhor aos professores da educação básica, no entanto, é uma política que, além de cara, tende a trazer retorno apenas em longo prazo em termos de qualidade de ensino e que a literatura acadêmica sobre o tema no Brasil e em outros países mostra que a remuneração docente não tem, ao contrário do que se pensou durante muitos anos, relação imediata com a melhoria do aprendizado dos alunos. Priscila Cruz, coordenadora da Educação diz que— Sem salário, não há a menor possibilidade de qualidade de ensino.. Diz também que é preciso mais do que isso: Carreira, Formação e Gestão. Priscila Cruz também diz que o salário é só parte da solução— É preciso melhorar salários para que os alunos aprendam mais. Mas o profissional também tem que ser mais cobrado e responsabilizado por resultados. Não pode, por exemplo, faltar e ficar tantos dias de licença, como é frequente.
Em outra matéria uma professora entrevistada diz que ensinar era a atividade mais compatível com a jornada de estudos. Apaixonou-se pela profissão e há sete anos trabalha na rede municipal de São Paulo dando aulas de história e que a carreira, já tão desvalorizada, está prestes a perder mais uma profissional e que sempre teve dois empregos para conseguir se manter. “Mas quando vi meu primeiro holerite me assustei. Eu ganhava mais dando aula particular”, conta.
Mesmo apaixonados pelo trabalho que desenvolviam, desistiram de tentar sobreviver com o salário da função, baixo diante de outras profissões, e mudaram de atividade. Para ser um professor, por lei, é preciso ser formado em Pedagogia ou em alguma licenciatura, cujo curso dura pelo menos três anos. Há muitos outros cargos que, com a mesma titulação, oferecem salários mais atraentes. “Por causa da questão financeira, há uma fuga de cérebros do magistério”.
Eu acho que pagar aos professores um bom salário não é uma política cara. Política cara é os salários dos políticos que são bastante altos e ainda por cima recebem uma ajuda de custo. Sou a favor da carreira, formação e gestão e para isso o docente precisa investir em pesquisa, em cultura e formação continuada. Quanto a licença, acho que, ficou doente, tem mais é que pedir licença para poder se tratar. Onde já se viu trabalhar doente? Vai acabar prejudicando os alunos como também o próprio professor. Em relação às faltas o docente precisa saber que existe o compromisso, a ética para com os alunos e a escola. Não pode faltar por faltar! O professor quando leciona em duas ou mais escolas fica estressado e acaba prejudicando a si mesmo e a aprendizagem dos alunos. Então não é bom ficar sobrecarregado e é por isso que o professor precisa ter salários vantajosos para poder ensinar com mais entusiasmo e assim nossos alunos não perderiam Bons Professores para outras Profissões.
Fonte de Pesquisa:http//o globo.com/educação/professor-ainda-pior-salario e Priscilla Borges ig.Brasília.


Balbina Gomes da Cruz Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário